Lula entrega honraria cultural a Janja, Xuxa e outras personalidades nesta terça

Cerimônia da entrega da Ordem do Mérito Cultura será realizada na reinauguração do Palácio Capanema. Condecoração estava suspensa desde 2019. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta terça-feira (20), no Rio de Janeiro, da cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública da área cultural no Brasil. Entre os homenageados deste ano estão a primeira-dama Janja Lula da Silva, a apresentadora Xuxa Meneghel e outras 110 personalidades, além de 14 instituições de destaque na cultura nacional.

Ler matéria completa

Lula entrega honraria cultural a Janja, Fernanda Torres, Marcelo Rubens Paiva e outras personalidades

Cerimônia da entrega da Ordem do Mérito Cultura será realizada na reinauguração do Palácio Capanema. Condecoração estava suspensa desde 2019. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta terça-feira (20), no Rio de Janeiro, da cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública da área cultural no Brasil.

Ler matéria completa

Gripe aviária: Fávaro diz que sistema brasileiro é 'muito robusto', mas que 'pode e deve ser aperfeiçoado com legislação'

Ministro reforçou que Brasil ficará livre da gripe aviária se não tiver novos casos em 28 dias — prazo que é referente ao ciclo do vírus H5N1. Carlos Fávaro fala sobre o cenário da gripe aviária no Brasil.

Ler matéria completa

Parlamentares rejeitam discussão no STF sobre impositividade de emendas: 'Em hipótese alguma'

Ministro convocou audiência para tratar da obrigação de Executivo pagar parte das emendas parlamentares, e quer avaliar se isso fere a separação dos Poderes. Após despacho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino para convocar um debate sobre a impositividade das emendas parlamentares, deputados e senadores reagiram, e disseram que o Congresso não vai abrir mão dessas indicações.

Ler matéria completa

Justiça suspende venda de usinas da Cemig por falta de referendo popular

Decisão liminar atende ação popular e determina que ativos permaneçam sob controle da estatal até julgamento final. Cemig e Governo de Minas Gerais negam irregularidades. Cabe recurso. Justiça anula leilão de Usinas da Cemig

Ler matéria completa

Butantan aguarda há 9 meses aprovação da Anvisa para testar vacina de gripe aviária em humanos

Com vacina que mostrou eficácia em testes pré-clínicos, instituto quer antecipar resposta para possível nova crise de saúde; Anvisa diz que documentação está em análise em ‘caráter prioritário’. Divulgação

Ler matéria completa

Governistas costuram adiar sessão do Congresso para evitar instalação de CPMI do INSS

Oposição cobra celeridade para que o requerimento — que já possui as assinaturas necessárias — seja lido para oficializar a investigação. Governistas têm reforçado a ideia de adiar a sessão conjunta do Congresso Nacional, prevista para ocorrer no dia 27 de maio (terça que vem), segundo interlocutores.

Ler matéria completa

Prefeitura abre processo contra guarda municipal suspeito de compartilhar imagens de exploração sexual infantil

Guarda municipal foi preso em flagrante em 15 de maio durante a operação Flor de Maio, que apreendeu dispositivos eletrônicos e objetos de suspeitos de compartilhar material de exploração sexual infantil. A Operação Flor de Maio foi determinada para colher provas contra os suspeitos, que são alvo de uma investigação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Ler matéria completa

Polícia Civil pede prisão preventiva de pastor investigado por abusos sexuais de fiéis

Ao menos sete mulheres denunciaram Marco Aurélio da Silva Aires, de 51 anos. Ele presidia a Igreja Pentecostal Gideões de Fogo da Última Hora do bairro Jardim Vitória, em Belo Horizonte, e renunciou ao cargo após a repercussão dos casos. Polícia pede prisão de pastor denunciado por abuso sexual

Ler matéria completa

Governo Lula vê 'carnificina' em Gaza e diz que países não podem ficar 'de braços cruzados'

Posição foi dita durante audiência do chanceler Mauro Vieira no Senado. Brasil tem questionado limites éticos e legais das ações militares do governo Netanyahu. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira (20) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê uma “carnificina” acontecendo na Faixa de Gaza e entende que a comunidade internacional não pode ficar “de braços cruzados”.

Ler matéria completa